Total de visualizações de página

Sacolas Retornáveis

domingo, 5 de dezembro de 2010

“Ambiência” estamos nesse espaço?

De Cely Wagner - Genebra 05/12/2010

                                          
Parecer de uma educadora teimosa!

- Ao meu ver os professores de uma forma geral estão preocupados e voltados para a busca de soluções práticas para evitarmos a degradação do nosso Planeta. Percebo mobilizações sinceras, com empenhos verdadeiros para enfrentar essa questão, mas as práticas e seus resultados tímidos não me convencem. ( refiro-me a ecologia geral: interna e externa ou inter-relacional!)

Pergunto-me há muitos anos atrás:- Porque as práticas continuam compromissadas com o sistema de consumo? Sistema onde devemos servir a cultura criada pelas indústrias e empresas ou diversas organizações sociais?

Há 20 anos, no mínimo,  eu  já me questionava, após fazer bons trabalhos sociodramáticos com    professores de diversas escolas, em diversos estados do Brasil: 
- Porque os professores continuam servindo a um modelo educacional tradicional, conservando paradigmas ultrapassados? Deixo-lhes novos modelos, eles se conscientizam dos novos paradigmas de uma educação ambiental, mas ao voltar verifico pequenos e tímidos avanços. O que os seguram? Onde estou errando?

-        Hoje penso que é porque essa transformação, esse “setting da ambiência” esta sendo construído paulatinamente nos nossos corpos mentais!
-        A antiga cultura foi construída para servir ao sistema  que resultou das práticas da Era industrial. Esse sistema vive seu processo até sua última fase.
-        Percebo que este sistema falido vai finalizar após o sistema ecológico ganhar espaço.
-        Atenção: - Já servimos muito aos dois Senhores!
-        Conforme construímos espaços  para a afirmação de uma relação ecológica entre os seres
auxiliamos também a despedida de um sistema falido.
-        A vida deve ser mais simples, mais humana,mais verdadeira. Outros meios de comunicação ( como a internet) vai substituindo pouco a pouco  o  poder de uma comunicação tendenciosa , falsa e manipuladora:- A televisão.
-        Na vida individual ou em grupo pouco a pouco vê-se menor interesse pela TV. Nossos jovens voltam-se para a internet! Essa busca da informação e do conhecimento através da internet está nos auxiliando na construção da nova mentalidade. O Poder da televisão e de seus manipuladores somente será menor quando tivermos uma postura, uma atitude ecológica mais verdadeira.

Esperança volta a me passar novas tarefas. Percebo-me mais uma vez agindo rápido para dar conta das várias oportunidades que surgem cada dia, convidando-me a colaborar na construção de novos modelos educacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário